Musicas para relaxar =)

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Ethos

O Ethos feminino em propagandas de Cerveja

A mulher passa a fazer parte dos anúncios publicitários de cerveja, principalmente, 
a partir da década de 90 do século XX, apesar de já ser possível encontrar 
a imagem feminina nessas propagandas no século XIX em jornais paulistanos. 
A associação da mulher às propagandas de cerveja ocorre, 
principalmente, pelo fato de estas últimas parecem estar dirigidas
atualmente para o público masculino, para o qual a mulher
deve ser apresentada.
Nas propagandas de cerveja aqui analisadas (Sol, Kaiser) 
as mulheres não falam sobre si, mas são apresentadas a partir 
da ligação de seu corpo com a própria cerveja. Há, então uma 
construção indireta do ethos que, neste caso, se situa
muito mais no nível do mostrado
o qual, conforme Maingueneau (2005) baseia-se em pistas que 
levam a construção 
de uma dada imagem do enunciador. Nas referidas propagandas a mulher 
é representada através de uma voz que não se mostra explicitamente
(a voz do publicitário ou da empresa de publicidade), sendo interessante 
para esta voz apresentar o ponto de vista mercadológico que 
favorece a comercialização da bebida alcoólica.

 
Figura 1. Propaganda da
Cerveja Kaiser.
 
Figura 2
Propaganda da Cerveja Sol.

Tailane Vieira da Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário