Ethos
O Ethos feminino em propagandas de Cerveja
O Ethos feminino em propagandas de Cerveja
A mulher passa a fazer parte dos anúncios publicitários de cerveja, principalmente,
a partir da década de 90 do século XX, apesar de já ser possível encontrar
a imagem feminina nessas propagandas no século XIX em jornais paulistanos.
A associação da mulher às propagandas de cerveja ocorre,
principalmente, pelo fato de estas últimas parecem estar dirigidas
atualmente para o público masculino, para o qual a mulher
deve ser apresentada.
a imagem feminina nessas propagandas no século XIX em jornais paulistanos.
A associação da mulher às propagandas de cerveja ocorre,
principalmente, pelo fato de estas últimas parecem estar dirigidas
atualmente para o público masculino, para o qual a mulher
deve ser apresentada.
Nas propagandas de cerveja aqui analisadas (Sol, Kaiser)
as mulheres não falam sobre si, mas são apresentadas a partir
da ligação de seu corpo com a própria cerveja. Há, então uma
construção indireta do ethos que, neste caso, se situa
muito mais no nível do mostrado
as mulheres não falam sobre si, mas são apresentadas a partir
da ligação de seu corpo com a própria cerveja. Há, então uma
construção indireta do ethos que, neste caso, se situa
muito mais no nível do mostrado
o qual, conforme Maingueneau (2005) baseia-se em pistas que
levam a construção
de uma dada imagem do enunciador. Nas referidas propagandas a mulher
é representada através de uma voz que não se mostra explicitamente
(a voz do publicitário ou da empresa de publicidade), sendo interessante
levam a construção
de uma dada imagem do enunciador. Nas referidas propagandas a mulher
é representada através de uma voz que não se mostra explicitamente
(a voz do publicitário ou da empresa de publicidade), sendo interessante
para esta voz apresentar o ponto de vista mercadológico que
favorece a comercialização da bebida alcoólica.
favorece a comercialização da bebida alcoólica.
Figura 1. Propaganda da
Cerveja Kaiser.
Cerveja Kaiser.
Figura 2
Propaganda da Cerveja Sol.Tailane Vieira da Silva
Nenhum comentário:
Postar um comentário